Notícia RELEASE


Vamos falar sobre sexo?

Pixabay

A simples menção da palavra “sexo” em conversas pode gerar sentimentos como vergonha e culpa entre os envolvidos. Isso porque, na nossa sociedade, o assunto ainda é tratado como tabu. “Existe a ideia de que é algo sujo, errado ou que deve ser sigiloso... Muita gente nem fala a palavra ‘sexo’”, pontua a psicóloga Paula Cordeiro, do Núcleo Evoluir.

O desenvolvimento saudável da sexualidade, entretanto, depende de uma mudança de paradigmas. “O tabu em torno do sexo foi posto na nossa cultura e permaneceu, mas é preciso mudar a forma como nos relacionamos com o assunto. A partir do momento que enxergarmos o sexo e a sexualidade como parte dos nossos processos, e como parte das nossas relações, poderemos ter uma história mais saudável”, destaca. 

Sexo é algo natural e esperado na vida de todos. Tem a ver com o desenvolvimento do ser humano e pode ser experimentado de forma saudável e prazerosa. Para Paula, encarar a sexualidade como algo natural e disseminar informações verdadeiras sobre o tema é o caminho para desmistificar a sexualidade e vivê-la de forma plena. 

“Ao mesmo tempo em que o assunto é exaustivamente exposto, ainda são poucas as iniciativas que divulgam informações adequadas. O resultado é que os jovens muitas vezes acabam aprendendo sobre sexo com a indústria pornográfica e desenvolvem uma visão distorcida - e até mesmo perigosa - sobre o tema. Isso traz medo e outros sentimentos que podem desencadear uma vida sexual frustrante”, afirma. 

Paula analisa que, muitas vezes, as regras morais colocam o sexo como algo unicamente para procriação. É preciso considerar, entretanto, que faz  parte do desenvolvimento e das relações. “Não é tudo e nem nada, mas apenas uma parte: que revela intimidade, companheirismo, prazer”, orienta. 

Falar sobre sexo não vai incentivar a prática irresponsável de relações sexuais. Ao contrário, a disseminação de informações e conhecimento sobre sexualidade permite mais possibilidades de escolha, de entender o que gosta, de atribuir significado ao sexo na própria vida e até mesmo dizer não quando for necessário. “Informações corretas sobre sexo fortalecem e ajudam a viver a experiência de forma mais saudável.”