Notícia RELEASE


Supervisão de casos apoia trabalho de terapeutas

Reprodução

No dia a dia da clínica em psicologia, não é incomum os terapeutas sentirem-se em dúvida na condução do trabalho com o cliente. Uma solução para auxiliar o profissional em relação aos dilemas é a supervisão de casos. Através desse atendimento, o terapeuta leva as informações do caso a um supervisor - em geral outro psicólogo -  que irá ajudá-lo a analisar. “O supervisor pode propor literaturas pertinentes, mostrar algumas investigações possíveis, perguntar até mesmo sobre alguns comportamentos do terapeuta que podem estar influenciando”, explica a Psicóloga Paula Cordeiro, do Núcleo Evoluir. Ela iniciou em agosto um grupo de supervisão de casos clínicos em parceria com a psicóloga Aline Paula Rocha. As reuniões serão quinzenais, com turmas às quintas-feiras à noite ou sábado de manhã. Ainda há vagas aos sábados.

“O supervisor não é detentor da verdade, e nem está na posição de dar broncas. É alguém para olhar o caso junto com o terapeuta”, explica Paula, destacando que o objetivo é provocar novos olhares. “Muitas vezes, por estarmos muito envolvidos ou por falta de repertório em determinados assuntos, nos sentimos presos ou ‘amarrados’, que traz uma sensação de desamparo. A supervisão tem o objetivo de auxiliar o terapeuta nesses momentos”, acrescenta.

A supervisão de casos é obrigatória apenas para estudantes. Paula defende, entretanto, que o atendimento por um supervisor é benéfico até para profissionais experientes. Não há um protocolo geral para realizar supervisão, mas em geral o terapeuta apresenta o caso e vai fazendo perguntas, pontuações e análises, além de indicar literatura e técnicas. O trabalho pode ser individual ou em grupo. “O interessante de ser em grupo é que, ao ouvir o relato de outros casos, o terapeuta pode se beneficiar e aprender. Muitas vezes quando estamos ouvindo a supervisão de outra pessoa, percebemos várias coisas que podem ser usadas em nossos próprios casos”, pontua.

Serviço:

Grupo de supervisão de casos clínicos

Com Paula Cordeiro e Aline Paula Rocha

Reuniões quinzenais, com turmas às quintas-feiras à noite ou sábado de manhã

Informações: (43) 3324-4741