Notícia RELEASE


O desafio de viver com leveza

Núcleo Evoluir

Enfrentar os problemas do dia a dia com mais leveza e menos culpa é um dos grandes desafios do mundo contemporâneo. Para debater sobre as possibilidades de tornar a rotina mais leve, o Núcleo Evoluir promove no dia 18 de março, das 8h30 às 12h, um bate-papo sobre o tema: “Sonho de Consumo: o desafio de viver com alegria e leveza”. O evento - que marca o aniversário de um ano do Núcleo - será no auditório do edifício Torre Di Pietra (Av. Ayrton Senna, 500) e contará com palestras da equipe multidisciplinar da clínica sobre autoconhecimento e bem-estar físico e emocional.

Participam do debate a psicóloga Claudia Cantero, a médica psiquiatra Érica Ermel, a nutricionista funcional Thaís Salomão e o coach Gabriel Martins, que também vão propor exercícios aos participantes. As inscrições custam R$ 20, 00, dão direito a certificado e podem ser feitas pelos telefones (43) 3324-4741, 3037-0470 ou 99813-2629.

“Estresse e falta de tempo em um mundo frenético resumem a forma como nos comportamos hoje”, destaca a psicóloga Claudia Cantero, para quem a sociedade atual apresenta uma excessiva preocupação com o passado ou futuro. “Ao mesmo tempo que as pessoas estão mais imediatistas, estão cada vez mais vivendo no piloto automático, com dificuldade de vivenciar e se engajar nas experiências imediatas. Trabalhamos muito e estamos sempre insatisfeitos com o que temos”, exemplifica. A proposta do evento, segundo ela, é provocar uma reflexão sobre o modo de vida atual e discutir modelos de vida que sejam mais simples e mais conectados com o momento presente.

O coach Gabriel Martins observa que cada pessoa interpreta o mundo da sua maneira e reage de acordo com essa interpretação. “Essa reação gera sentimentos diferentes para cada situação. Duas pessoas vivendo um momento exatamente igual podem ver coisas diferentes e isso as levará a diferentes estados emocionais. É possível modificarmos esse estado e aprendermos a reagir da maneira mais positiva para nossa vida”, garante ele, que vai falar, no evento, sobre possibilidades de interpretação e reação nos momentos que diminuem a alegria e a leveza no dia-a-dia.

A médica psiquiatra Érica Ermel explica que a sobrecarga de informações a que estamos diariamente expostos pode gerar um estado crônico de ansiedade e descontentamento, visto que sobrecarregamos nossos cérebros com um amontoado de ideias e comandos, por vezes até contraditórios. “Além de grandes consumidores de informações e bens materiais colecionamos memórias, dúvidas, medos, expectativas e até mágoas. Há, de fato, uma maneira de viver com simplicidade em um mundo tão complicado?”, questiona ela, que promete algumas dicas para alcançar esse equilíbrio.

Diante das pressões rotineiras, a nutricionista Thaís Salomão destaca que falta tempo para cuidar de algo essencial: a própria saúde. “Viver com saúde é essencial e vital para que possamos ter uma vida plena e feliz. O ritmo de vida moderno, porém, gera um desequilíbrio em nosso organismo como um todo, afetando diretamente a nossa qualidade de vida”, comenta. Ela ressalta também que as pessoas estão superexpostas a informações sobre dietas e alimentos milagrosos, mas infelizmente não conseguem mudar a relação com a comida. No evento, Thaís vai explicar que os alimentos não são inimigos, mas aliados da boa saúde, e dar dicas sobre como equilibrar a alimentação sem paranoias e radicalismos.

Serviço

“Sonho de Consumo: o desafio de viver com alegria e leveza”

Data: 18 de março

Horário: 8h30 às 12h

Local: auditório do edifício Torre Di Pietra (Av. Ayrton Senna, 500

As inscrições custam R$ 20, 00, dão direito a certificado e podem ser feitas pelos telefones (43) 3324-4741, 3037-0470 ou 99813-2629 (whatsapp).

Link da Notícia