Notícia RELEASE


Núcleo Evoluir comemora 2 anos com palestra gratuita sobre empatia

Pixabay

Empatia será o tema da primeira edição do projeto Evoluir Comunidade de 2018. A palestra "Empatia: conectar sentimentos para melhorar o mundo”, será ministrada pela psicóloga Paula Cordeiro, do Núcleo Evoluir, no dia 22 de março, às 19h30, no auditório do edifício Torre Pietra (Av. Ayrton Senna, 500). O evento comemora o aniversário de 2 anos do Núcleo. O Evoluir Comunidade é uma iniciativa dos profissionais da clínica cujo objetivo é levar informações para todas as pessoas interessadas em qualidade de vida e autoconhecimento. As inscrições podem ser feitas mediante doação de alimentos que devem ser entregues no dia do evento.

 A escolha do tema, de acordo com Paula, foi baseada na percepção de que, cada vez mais, as pessoas encontram dificuldades em entender os sentimentos do outro, o que seria a base de um comportamento empático. “Não é apenas se colocar no lugar do outro, mas compreender o que ele está sentindo a partir do nosso próprio conceito sobre o sentimento em questão”, explica, complementando que, quando dizemos ao outro que estamos tristes, por exemplo, a empatia surge quando o interlocutor interpreta a tristeza de acordo com o que ele conhece como tal.

“A empatia é um dos sentimentos mais importantes, pois conecta as pessoas e melhora nossas relações. Percebo na prática clínica que tem faltado empatia, e isso acarreta problemas graves de relacionamento e consequentemente problemas emocionais”, destaca. A ideia desta edição do Evoluir Comunidade, portanto, é falar sobre o assunto para que mais pessoas reflitam sobre o comportamento.

Paula defende, ainda, que os próprios profissionais da área de psicologia podem praticar empatia e estimular os pacientes a exercitarem-na durante as sessões. “No nosso trabalho, o protagonista é sempre o paciente, mas podemos incentivá-lo a pensar no que o outro está sentindo”, acredita.

Serviço:

"Empatia: conectar sentimentos para melhorar o mundo”

Dia 22 de março, às 19h30

Local: Auditório do edifício Torre Pietra (Av. Ayrton Senna, 500).

As inscrições são gratuitas, mediante doação de alimentos

Informações: (43) 3037-0470