Notícia RELEASE


Você sabe receber elogios?

Já reparou que, na maioria das vezes que recebemos um elogio, pensamos em algo para “diminuir” o que quer que tenha sido elogiado? “Comprei na promoção”, “Não é nada demais” ou “Os seus são mais bonitos” estão entre as frases que mais falamos ou escutamos depois de uma demonstração de admiração. 

Mas você já parou para pensar no porquê disso? Porquê é tão difícil simplesmente aceitar e agradecer, ao invés de tentar justificar, como normalmente fazemos?

A resposta é simples, mas ao mesmo tempo complexa: nós não acreditamos que merecemos aquela admiração, ou que ela possa ser sincera, então não aceitamos o elogio e tentamos, de alguma forma, tornar seu impacto o menor possível.

Para entender melhor, vamos pensar no caminho inverso: quando fazemos um elogio a alguém, estamos destacando algo que acreditamos ser uma qualidade e deixamos que a pessoa perceba que aquele aspecto é visto e apreciado. Mas, se por algum motivo a pessoa não pensa da mesma forma, ou sente insegurança em relação àquele aspecto, ela não conseguirá receber o elogio, tentando encontrar alguma justificativa que possa reduzi-lo.

Essa atitude reflete nossa dificuldade em aceitar e reconhecer nossas qualidades, e a falta de reconhecimento nos impede de acreditar no nosso potencial e gera ainda mais insegurança, impedindo que muitos dos nossos aspectos se desenvolvam e se manifestem como deveriam. Então, como não queremos nos comprometer em ser alguém que não acreditamos ser, tentamos diminuir as expectativas do outro.

Quanto mais profunda é a nossa insegurança, menos acreditamos nos elogios, e passamos a enxergá-los como exageros ou mentiras. A falta de confiança e a crença de que não somos bons o bastante faz com que pensemos que o outro está apenas tentando nos agradar. Essa situação gera um ciclo vicioso, onde cada vez mais a nossa autoestima é diminuída, e acabamos, pouco a pouco, nos sabotando.

 

Uma proteção do nosso subconsciente, ou falta de humildade? H3

Como não conseguimos aceitar nossas qualidades e acreditamos muito pouco em nós mesmos, diminuir qualquer elogio acaba sendo uma defesa inconsciente contra ilusões e sofrimento. Pensar algo como “não sou tudo aquilo, então não vou deixar que me enganem” evita (na nossa mente) que alguém nos iluda e depois volte para nos rejeitar. Então nós nos colocamos um passo à frente, e nos rejeitamos antes que outros possam fazer isso.

Outras pessoas acreditam que aceitar um elogio, sem uma justificativa, soa arrogante, ou até mesmo que o simples fato de ser elogiado pode significar inveja, de alguma forma. Para ambos os casos, nossa resposta (além da justificativa) é agir com indiferença ou mostrar certa vergonha, e muitas vezes tentamos agradar ainda mais quem nos elogiou para tirar o foco da observação direcionada a nós.

Graças a essa atitude, alimentamos uma visão distorcida da nossa autoimagem e, conforme o tempo passa, toda a negação nos faz perder a força para lidar com frustrações e emoções negativas.

 

4 dicas para aceitar elogios, sem culpa H3

Antes de saber como podemos receber os elogios sem nos diminuir, ou nos sentirmos mal, precisamos entender que, quando negamos ou justificamos uma admiração, não estamos nos protegendo. Muito pelo contrário. Estamos nos rebaixando e deixando de reconhecer uma parte de nós que as pessoas gostam e acreditam que nos faz alguém melhor, de alguma forma.

Então, antes de tudo, precisamos perceber que, assim como cada pessoa que conhecemos, temos qualidades. E cada uma delas merece ser admirada.

Dito isso, vamos às dicas. Leia até o final, porque a última é a mais importante!

 

1 - Elogie 

Nada melhor para darmos o devido valor aos elogios que recebemos, do que elogiar alguém. Mas não faça de forma leviana ou banal. Mostre admiração por algo que você realmente acredita estar bom. Se acha que a pessoa está bonita naquele dia, se gostou do trabalho dela ou de algo que ela fez, diga!

Você vai perceber que, assim como aquele elogio realmente reflete o que você pensa, os dos outros também refletem o que pensam de você.

 

2 - Reveja suas crenças negativas

Já parou para pensar no motivo que te leva a acreditar que não é bom o bastante para receber um elogio? Olhe para dentro e tente entender como chegou àquela conclusão, e se ela é realmente sua. Reflita sobre o que você pensa de si mesmo, e o motivo de pensar desta forma.

Se quiser ir ainda mais longe, faça uma lista de qualidades que você acredita que tem, e outra com elogios que você não consegue reconhecer. Da segunda lista, pense em cada item e tente encontrar algo que faça sentido para você, que crie uma conexão entre o que você fez e o elogio. É uma ótima forma de começar a enxergar valor nas nossas atitudes, mesmo que aos poucos.

 

 

3 - Troque sua resposta

Se a necessidade de justificar o elogio for muito grande, então dê uma réplica, mas não diminua o que precisa ser reconhecido.

Se alguém elogiar seu carro, ao invés de dizer algo como “Obrigado, comprei na promoção”, diga “Obrigado. Eu gosto muito de carros esportivos”, ou qualquer que seja a categoria do automóvel. 

Para quem está acostumado a justificar, trocar a resposta é um ótimo ponto de partida para começar a aceitar os elogios com mais facilidade.

 

4 - Não passe por isso sozinho

Mudar nossa forma de pensar não é fácil. E quando passamos anos acreditando ser menos que outras pessoas, mesmo se tomarmos uma postura mais confiante, a insegurança vai demorar para ir embora.

Por isso, precisamos fazer um trabalho de dentro para fora. Descobrir, entender e ressignificar nossas crenças em relação a nós mesmos é a única forma de percebermos nosso verdadeiro valor. E chegar até lá sozinhos, não é nada fácil.

Mas, quando temos pessoas ao nosso lado que entendem o que estamos passando e sabem para onde nos direcionar, tudo fica mais simples. Você não precisa passar por isso sozinho. Procure a ajuda de um profissional e divida essa carga com quem consegue torná-la mais leve para você.

E se precisar, a equipe do Núcleo estará de braços abertos para te receber.