Notícia RELEASE


Perda gestacional

Lidar com o luto é sempre um grande desafio. O caso da perda gestacional não é diferente. Muitas mulheres vêem sua gestação parar de evoluir, ou até mesmo nem chegar a este ponto, e recebem a notícia de que infelizmente, aquele bebê não irá nascer. E por haver um breve período entre a descoberta da gravidez e a perda neonatal, o casal passa por um luto complexo e muito subestimado. 


Sentimentos de fracasso, impotência e culpa são comuns, especialmente no caso da mulher, que muitas vezes não tem a sua dor reconhecida pelos amigos e familiares. Comentários como “logo terão outro filho” ou “vocês não vão sentir tanto, já que quase não conviveram com o bebê” são reproduzidos com frequência, mas não são saudáveis. 
Essas afirmações apenas menosprezam todo o investimento, as expectativas e sonhos dos envolvidos, fazendo com que o luto seja vivido no isolamento e podendo desencadear problemas mais graves.


Por isso, vale ressaltar a importância do acolhimento emocional. É necessário entender que emoções como tristeza, frustração e choque são absolutamente normais e esperadas diante desta perda. Falar com pessoas que tiveram uma experiência semelhante, participar de grupos de apoio ou buscar ajuda especializada são formas de expressar esses sentimentos e superar a dor.


Se você está passando por esse momento, saiba que não precisa e nem deve enfrentar a dor sozinho(a). Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem para se reerguer e se adaptar da melhor forma à nova realidade da sua história.