Notícia RELEASE


O consumismo e seu impacto para a saúde mental

A gente já sabe que o nosso emocional rege sobre muitos aspectos da nossa vida, não é mesmo? Dessa vez vamos falar sobre a influência das nossas emoções quando se trata de consumo.


Estamos acostumados a ouvir a frase “Estou triste. Vou me dar um produto X de presente” como forma de resolver determinada questão emocional. Isso é tão recorrente no dia a dia da população que, hoje, é considerado um transtorno.


O transtorno de compras compulsivas (TCC) é caracterizado como um comportamento crônico e repetitivo, que tem consequências prejudiciais e que normalmente ocorre em resposta a eventos ou sentimentos negativos.


É ideal que estejamos sempre atentos ao paralelo do consumismo e a compulsão por compras. De maneira geral, as compras dos consumistas não afetam, por exemplo, sua relação com a família, amigos e trabalho. Já aquele que compra compulsivamente acaba tendo prejuízos em vários aspectos da vida e se sente perdido quando não pode comprar mais nada.


Essa compulsão está diretamente ligada ao emocional, sendo de extrema importância estar atento aos sinais e conseqüências, além de buscar ajuda profissional para evitar possíveis danos irreversíveis a saúde física e mental.