Notícia RELEASE


Negacionismo: dificuldade de aceitação, medo e fuga da responsabilidade

Muita gente ainda descumpre as instruções das autoridades de saúde e dispensa o uso de máscara, frequenta festas e locais onde há aglomeração, se expõe deliberadamente ao risco de contaminação pelo vírus da Covid 19 e até recusa a vacina disponível. O que leva essas pessoas a negar a realidade dessa forma?

Não é falta de saber o que está acontecendo, certamente. Todos os dias, há médicos e cientistas nos veículos de imprensa e nas redes sociais divulgando informação qualificada sobre a gravidade do momento. Além do mais, a pandemia ganhou tamanha magnitude que são poucos aqueles que não perderam um familiar ou alguém próximo em razão do novo coronavírus.

Segundo o psicólogo do Núcleo Evoluir, André Luiz, muitas pessoas negam a realidade  como um mecanismo de defesa, e essa é uma reação bastante  comum diante de situações complexas e dolorosas.

“Na falta de estrutura emocional, a atitude de se desconectar da realidade funciona como um escudo de proteção, uma barreira que esconde um indivíduo assustado, com medo, carregado de ansiedade e incapaz de assumir responsabilidades em situações graves”, explica o psicólogo. 

Ocorre que, aos olhos da sociedade, a negação da realidade é percebida como desprezo ao outro, uma postura egoísta e voltada apenas a si próprio.

E é preciso considerar que, de fato, os reflexos da pandemia têm sido devastadores na vida familiar, social, econômica e até psicológica das pessoas. Um rastro que dificilmente se apagará da nossa memória.

A boa notícia é que é possível lidar com essas pressões de forma mais equilibrada. “Não temos que procurar culpados, mas entender essa dinâmica de alienação e buscar alternativas para enfrentar esta situação com empatia e serenidade”, ressalta o psicólogo.