Notícia RELEASE


Dependência emocional - Amigos, família e namoro

Dependência emocional – Amigos, família e namoro
Com certeza você já deve ter ouvido a frase “dependência emocional”, muito se tem falado sobre esse assunto nos últimos tempos. A dependência afetiva diz respeito à necessidade constante de apoio e proteção por parte do outro, principalmente emocional.
Visto que essa necessidade tem como principal aspecto a questão emocional ela pode ser encontrada em diferentes relacionamentos afetivos como amizade, família e namoro.
Nas relações de amizade, podemos observar ações de apego excessivo, sabe quando não vamos aquela festa porque nossos amigos não vão? Então, todos esses sentimentos devem ser pensados para uma relação saudável. Já nas relações familiares, podemos identificar comportamentos de cuidado excessivo, dificuldades nas tomadas de decisões individuais, deixar que outro opine por você, todas essas são ações que devem ser olhadas com cuidado para que sejamos independente.
Por fim, a dependência nas relações amorosas. O namoro é visto como fonte de segurança e vinculação, neste tipo de relação, em que há vida sexual entre os participantes, há também maior tendência para a confiança e a dependência mútua, associadas ao vínculo emocional e físico inerente. Dessa forma devemos sempre estabelecer limites para conviver em harmonia.
A dependência emocional pode acarretar diversas dificuldades, tanto na adolescência quanto na vida adulta, por isso a importância de ficar atentos aos sinais e ter um diagnóstico.