Se o mês de mês de Outubro fosse uma cor, certamente ela seria rosa. E tal associação se deve ao sucesso e a tradição da campanha Outubro Rosa, alusivo à conscientização e prevenção do Câncer de Mama. Criada na década de 1990 nos EUA pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha tornou-se um movimento internacional.
A principal finalidade da data é disseminar informações que leve cada vez mais a conscientização sobre a importância do autoexame, diagnóstico e tratamento da doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a maior incidência de câncer de mama é em mulheres. Segundo estimativas, mais de 2 milhões de novos casos surgiram em 2020, sendo a causa de morte de câncer mais frequente em mulheres, com 684.996 óbitos no ano passado.
Ainda segundo o Inca, no Brasil, o câncer de mama é o tipo mais incidente, após o câncer de pele não melanoma. Nas regiões sul e sudeste, as taxas são as mais elevadas em comparação com as demais regiões do país.
A última estimativa divulgada pelo INCA, em 2021, ocorrerão no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama.
Diante dos dados alarmantes, vale ressaltar os cuidados constantes que todos devem ter no dia a dia e atenção aos sintomas, que pode ser notado por um caroço no seio, dolorido ou não, como também pequenos caroços embaixo do braço e pele com o aspecto de uma casca de laranja. Ao notar alguns destes aspectos, deve-se procurar orientação médica e fazer a mamografia o mais rápido possível.
Por isso, também, a importância de, pelo menos, uma vez ao ano fazer um checkup médico. O diagnóstico precoce ajuda na maior eficácia do tratamento.
Outubro Rosa é para lembrarmos do cuidado que devemos ter conosco não apenas esse mês, mas durante o ano todo. Cuide-se!