Notícia RELEASE


Dia Internacional da Mulher e a luta em resistir

No dia 8 de março é celebrado no mundo todo o Dia Internacional da Mulher. Essa data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970 e simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. 

Além de representar toda a trajetória da luta pelos direitos iguais, o dia simboliza a força, determinação e a coragem da mulher, que luta até hoje pelo respeito e espaço na sociedade.  

Mulheres fortes e bem sucedidas nem sempre são bem vistas nos círculos sociais. “Nos dias atuais, vemos as mulheres ocuparem papeis importantes na sociedade, mas ainda hoje precisamos lutar e resistir para que possamos existir dentro desse cenário”, ressalta a psicóloga do Núcleo.

A psicóloga diz ainda que cuidar da saúde mental é um fator determinante nessa luta. “Esse embate é cansativo e moroso, precisamos cuidar do nosso físico e emocional para continuarmos agregando conquistas. Como psicóloga, reforço o fato de que é essencial mantermos o equilíbrio entre nossas lutas e nossa saúde mental”, destaca.

História-Em 8 de março de 1917, na Rússia Imperial, organizou-se uma grande passeata de mulheres em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país e foi assim nos anos seguintes, até que, em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas.