Notícia RELEASE


Resistência à mudança é tema de evento para psicólogos e estudantes

Reprodução

A resistência à mudança é um tema que faz parte do dia a dia de psicólogos que trabalham com pesquisa e também na clínica. Para debater o assunto, o Núcleo Evoluir, em parceria com o Instituto Continuum, promove o evento “Resistência à mudança: do laboratório à clínica”, no dia 1º de setembro às 8h30. O encontro terá participação dos psicólogos Dr. Carlos Cançado (UNB), Ms. Paula Cordeiro de Lima (UEL), Ms. Paulo Guerra (UEL) e mestrando André Luiz (UEL).  As palestras serão ministradas no Instituto Continuum (Rua Júlio Estrela Moreira, 542), mas também estarão disponíveis online, em tempo real, para quem não puder ir ao local ou em caso de esgotamento das vagas presenciais. Ambas as modalidades dão direito a certificado. O público-alvo é formado por psicólogos e estudantes de psicologia. Informações e inscrições: (43) 3037-3470 ou 3324-4741 ou pelo site www.institutocontinuum.com.br .

No laboratório, a resistência do comportamento à mudança pode ser entendida como a tendência de um comportamento continuar ocorrendo quando são alteradas as condições ambientais nas quais ele era mantido. Na prática, este fenômeno comportamental - que vem sendo estudado há mais de 50 anos por psicólogos, em especial analistas do comportamento - é entendido a partir da análise do quanto uma pessoa continua se comportando de maneiras específicas a despeito de mudanças em sua vida que mantinham esses comportamentos.

“Os resultados obtidos pelos estudos que investigaram a resistência comportamental fornecem maior clareza sobre quais modelos de tratamento podem ser empregados para tornar comportamentos inadequados menos resistentes à mudança, ou para tornar comportamentos adequados mais resistentes à mudança”, explica o pesquisador André Luiz.

Ele exemplifica que, no tratamento de abuso de substância químicas, os resultados dos estudos sobre resistência comportamental fornecem aos profissionais da psicologia maior clareza sobre como enfraquecer mais efetivamente os comportamentos de “drug seeking” e como fortalecer mais efetivamente comportamentos incompatíveis com o abuso de substâncias. “O objetivo é que, mesmo com o término do tratamento, os comportamentos adequados sejam mantidos, ou seja, que o cliente persista evitando o uso e abuso de substâncias químicas”, esclareceu.

Serviço:

“Resistência à mudança: do laboratório à clínica”

1º de setembro às 8h30

Evento online com direito a certificado

Investimento: R$ 40 (desconto de 25% para grupos de 5 pessoas)

Informações e inscrições: (43) 3037-3470 ou 3324-4741 ou pelo site www.institutocontinuum.com.br