Notícia RELEASE


Pai participativo fortalece vínculos familiares

Pixabay

Por Sephora Cordeiro - psicóloga do Núcleo Evoluir

Quem não quer filhos felizes e bem resolvidos, empenhados em construir uma sociedade melhor? Nossa reflexão aqui é sobre os valores – e o papel do pai, mais especificamente – envolvidos no desenvolvimento de uma pessoa carregada de empatia, autoconfiança, autoestima e capaz de respeitar o outro, principalmente os limites do outro.

Muitos pais estão compartilhando com as companheiras a responsabilidade de “criar os filhos”, como diziam nossas avós. E isso configura um arranjo diferente do modelo tradicional, aquele em que o homem é o provedor e a mulher a responsável pela rotina da casa e a educação dos filhos. 

Não é uma mera mudança na dinâmica do lar. A efetiva participação de pais e mães na formação dos filhos reforça de tal modo o vínculo familiar que a célula social parece até assumir um novo conceito, tamanho o comprometimento, responsabilidade, disciplina, respeito e afetividade que gera, até mesmo quando a necessidade de impor limites às crianças se impõe.

Certamente, o lar onde se compartilha tais valores gera pessoas amadurecidas, menos ansiosas, mais autoconfiantes e com a autoestima bem resolvida. Enfim, pessoas adultas mais felizes que farão o mundo mais leve.