Notícia RELEASE


Nutrição: mitos e verdades

A busca pela alimentação saudável e perda de peso compreendem mudanças de hábito, orientação de um nutricionista e uma série de fatores que precisa ser analisada de pessoa para pessoa.
Em torno do tema existe um “bombardeio” de informações sem fundamento e radicalismos que colocam em risco a saúde do paciente. Colocar em prática dietas restritivas com pouca variação nutricional à espera de um milagre, é recorrente entre alguns “profissionais” midiáticos.
Elimine o glúten! Troque o pão pela torrada! Coma de três em três horas! Troque a carne pelo ovo! São tantas informações desencontradas que geram, nada mais que confusão e riscos.

A nutricionista do Núcleo Evoluir, Mirian Cavalin, separou alguns mitos e verdades alimentares que vão ajudar você a não cair em armadilhas da moda e ter mais eficácia na rotina alimentar.


1 – Alimentos integrais podem comer à vontade pois não engordam: Mito

Isso é um mito, pois mesmo o que é saudável em quantidades exageradas pode-se levar ao ganho de peso.
Os alimentos integrais são aqueles que não passaram por processo de refinamento conservando assim as cascas e películas protetoras que são ricas em nutrientes e fibras, porém esses alimentos são fontes de carboidratos e calorias e o seu consumo em excesso resultará no acúmulo de gordura no corpo.

2 - Comer de 3 em 3 horas ajuda emagrecer?

Mito
Para uma pessoa emagrecer é preciso que o balanço energético dela seja negativo, ou seja, ela só vai perder peso se o gasto calórico dela for maior do que o consumo de calorias ingeridas. As pesquisas científicas apontam que comer a cada três horas não altera em nada o metabolismo e nem aceleram a queima de gordura.

3-  Eliminar o glúten ajuda perder medidas?

Apenas se a pessoa for intolerante ou se tiver alguma sensibilidade ao glúten, para essas pessoas a proteína pode não ser absorvida pelo organismo, causando um processo inflamatório, que poderá resultar em distensão abdominal e desconforto como gases, acne, dores de cabeça, podendo também levar ao inchaço após o consumo.

4- Comer ovo no lugar da carne é mais saudável?

O consumo em excesso de carne vermelha está relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares e deve ser consumida em menor quantidade.
Porém não é preciso trocar o ovo pela carne, pois a monotonia alimentar além de não fazer bem para o organismo incentiva comportamentos exagerados e, por vezes, compulsivos, por isso o ideal é ter uma alimentação mais variada possível com uma maior oferta de ovos, peixes, frango e de vez em quando carne vermelha.
As proteínas presentes tanto na carne quanto nos ovos são consideradas proteínas completas, uma vez que possuem todos os aminoácidos que o organismo necessita, já em termos proteicos é preciso substituir 100g de carne por 4 ovos aproximadamente.

5- Não pode comer mais de 1 ovo por dia, porque aumenta o colesterol?

Mito!
Estudos mostram que o colesterol na dieta não causa impacto significativo nos níveis de gordura circulante no sangue e nem interfere em quase nada nos níveis de colesterol do organismo, muito menos o entupimento das artérias. Isso acontece porque o corpo humano absorve muito pouco dele (cerca de 15%). Portando não há correlação direta entre consumo de ovos e doenças cardiovasculares. Comer ovo diariamente não faz mal à saúde, desde que não seja ovo frito em óleos vegetais refinados, o ideal é consumir cozido, ou apenas untar a panela na hora do preparo.

6 - Fritura pode se for no azeite?

Verdade!
O azeite, pelas suas características únicas e por ser um óleo monoinsaturado rico em antioxidantes naturais, o leva a uma elevada estabilidade oxidativa, foi deste tempos antigos muito utilizado na fritura de alimentos em detrimento de outros óleos e gorduras.
O azeite só perde suas propriedades antioxidantes se você aquecê-lo por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. A presença de alguns compostos (vitamina E, compostos fenólicos e fitoesteróis) aliada a altas concentrações de ácido oleico torna o azeite de oliva mais resistente ao aquecimento do que muitos óleos vegetais (canola, girassol, soja, milho),
O azeite extra virgem apresenta maior estabilidade que o azeite devido à presença de maiores concentrações de antioxidantes naturais, os quais são eliminados durante a refinação.

7 - Trocar pão por tapioca é mais saudável?

Mito – A tapioca tem menos fibra e proteína que o pão.
Porém se o indivíduo tiver problemas de digestão quanto ao trigo, intolerância ou sensibilidade ao glúten/gliadina é preciso fazer a substituição.
O interessante é que tenhamos uma alimentação rica e variada, não é preciso trocar um pelo outro, os dois tem seus prós e contras. O interessante é sempre revezar.  Pelo fato da tapioca não possuir muitos nutrientes é necessário incluir fibras e proteínas nos recheios para que o alimento fique mais nutritivo.
No caso dos pães preferir os de fermentação natural, por ser de mais fácil digestão.

8- Comer a noite engorda?

 Mito
A hora em que se consome um alimento não é o que determina o aumento de peso e sim as calorias extras consumidas em um determinado período.
O que faz uma pessoa engordar é o balanço energético - Em teoria, se o balanço energético é positivo, ou seja, a pessoa consome mais calorias do que gasta ao longo de um determinado período, isso vai levar ao ganho de peso, não importa se for pela manhã, à tarde ou à noite.

9. Queijo Branco é mais saudável que os demais?

MITO!
Os queijos curados são mais funcionais, por causa do processo de maturação.
Durante esta etapa de maturação se permite que milhões de microrganismos e enzimas atuem, quebrando as moléculas de proteínas, carboidratos e gorduras sendo um queijo de mais fácil digestão.
Quanto mais maturado o queijo, mais rico em proteína, porém, ele tem também alto teor de gordura como os demais queijos.

10 – 1 copo de suco de laranja é igual a um copo de refrigerante em questões de calorias?

Em questões de calorias de fato, o suco de laranja possui tanto açúcar e calorias quanto um refrigerante açucarado, pois ao processar a laranja, a fibra está sendo descartada. Porém sempre devemos levar em consideração que o suco natural agrega nutrientes importantes para o organismo, já o refrigerante oferece aditivos e substâncias químicas para o nosso corpo como ácidos, corante caramelo 4, conservantes, fosfatos (excesso de fosfato causa osteoporose, problemas renais e cardíacos), reduz a absorção de nutrientes e atrapalha a digestão. Se o intuito é cortar o excesso de calorias, prefira água com gás.

11 - Comer frango é mais saudável do que carne vermelha?

Geralmente as carnes brancas, são melhores para a saúde do que as carnes vermelhas porque, em geral, possuem menos gordura, são mais fáceis de ser digeridas e possuem um pH mais alcalino. Isso não quer dizer que a carne vermelha não é saudável e sim que é necessário consumirmos com moderação.