Notícia RELEASE


Novembro Azul: Saúde e bem-estar dos homens

É hora chamar a atenção dos homens para a importância do exame preventivo e da saúde como um todo. O Novembro Azul vem como um alerta para o câncer de próstata, responsável pela morte de 26,8% dos homens. A cada 38 minutos, no Brasil, morre um homem em razão do câncer de próstata, de acordo com um levantamento recente do Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Frente aos fatos, o movimento Novembro Azul foi trazido pela Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida para o Brasil, depois da sua criação na Austrália.
Um grupo de amigos deixou o bigode crescer com intuito de chamar a atenção para a saúde masculina e começou a realizar ações para ajudar instituições de caridade, em 1999, na Austrália. Devido ao sucesso do movimento, logo em 2004, foi criada a Movember Foundation Charity, que é a junção de Moustache (bigode) com Novembro. Por isso, o bigode tornou-se o símbolo da campanha.
O grande desafio da campanha todos os anos é conscientizar cada vez mais os homens e quebrar o preconceito do exame do toque que, infelizmente, ainda é fato de aversão pelo sexo masculino.
Todos estão sujeitos a qualquer momento da vida ser surpreendido por algum tipo de patologia, seja física ou mental. Por isso, os cuidados devem ser diários: praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada, cuidar da saúde mental e física de forma integrada, e fazer os exames preventivos, além de não procurar um médico só quando for acometido por uma dor.
Homens, olhem para vocês, se cuidar é um ato de amor com você e sua família!