Notícia RELEASE


Novembro Azul: quebrando preconceitos

É mês de novembro, é mês de prevenção ao câncer de próstata, o tipo que mais atinge e que mais mata os homens no Brasil e no mundo.

A campanha Novembro Azul surgiu justamente pela necessidade de mudar esse quadro alarmante: 95% dos casos de câncer de próstata são descobertos já em estágio avançado, visto que a doença é assintomática em seu início.

Junte a isso o receio e o preconceito que muitos homens têm – principalmente os que devem fazer o exame anualmente, que são homens acima dos 50 anos (ou 45, caso haja casos de câncer de próstata na família) – e a receita para a descoberta tardia está pronta.

Como em todos os tipos de câncer, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura, que são altíssimas em relação aos casos de câncer de próstata diagnosticados em estágio inicial, daí a necessidade de desmistificar o exame de toque retal.

Realizado por um médico urologista, o exame de toque retal é a melhor forma de descobrir anormalidades e alterações na próstata, uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino cuja principal função é a produção de esperma.

É preciso informar o público masculino sobre a importância do exame e, principalmente, em como fazê-lo não é vergonha e não fere em nada a masculinidade. Pelo contrário, é preciso muita consciência para cuidar da própria saúde.

Uma vez diagnosticado o câncer de próstata, é necessário verificar com o médico o melhor tratamento para o corpo, sem esquecer da necessidade de cuidar da saúde mental diante de uma doença tão agressiva.

Nós, do Núcleo Evoluir, endossamos a campanha Novembro Azul, faça isso você também!