Notícia RELEASE


Curso ensina sobre comportamento humano para psicólogos e profissionais de RH

Arte: Núcleo Evoluir

A psicologia pode ser importante aliada para os profissionais de Recursos Humanos. Para ajudá-los a entender o comportamento humano e usar conceitos de tecnologia comportamental no dia a dia, o Núcleo Evoluir promove o curso “Desbravando o Comportamento Humano – A Base da Tecnologia Comportamental”, como parte das atividades do Evoluir Conhecimento. O curso é destinado a estudantes e profissionais de psicologia e gestão de RH. Serão três turmas (uma inciando no dia 12 de abril e outras duas no dia 28 de abril). Cada turma contará com oito encontros de duas horas.

As duas primeiras turmas serão coordenadas pela professora, mestra em Neurociências e Comportamento (UFPA), Myenne Mieko Ayres Tsutsumi, com participação dos professores convidados André Luiz e Guilherme Alcântara Ramos, mestrandos em Análise do Comportamento (UEL) e pesquisadores no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento Humano (UEL). A terceira turma terá coordenação dos psicólogos Bruna Resende Teixeira, João Henrique Freiria Tristão Romero e Laira Cristine Estabile. As aulas vão abordar aspectos teóricos, metodológicos e históricos que deram origem ao Behaviorismo Radical e à Análise do Comportamento. Além disso, pretendem avaliar a importância de profissionais da prestação de serviços conhecerem pesquisa conceitual, básica e aplicada da área que atua.

“Profissionais que compreendem melhor a base da tecnologia envolvida no estudo e modificação do comportamento humano conseguem avaliar mais criticamente a interação entre o mundo e o comportamento das pessoas”, pontuam os pesquisadores André Luiz e Guilherme Ramos. Segundo eles, o objetivo do curso é dar subsídios para que estudantes e profissionais de psicologia ou gestão de RH recorram aos conceitos trabalhados sempre que precisem diagnosticar um problema de comportamento, seja deles mesmos, de um cliente ou de equipes em empresas.

“É comum profissionais em empresas relatarem e disseminarem a prática de que as pessoas devem ser punidas para aprender, contudo há inúmeras pesquisas que demonstraram uma série de efeitos colaterais não desejáveis ao se utilizar punições exacerbadas”, exemplificaram.

Para psicólogos, entender quais tecnologias comportamentais produzem resultados mais satisfatórios e com maior chance de bem-estar para as pessoas é importante para diagnosticar, planejar e executar intervenções para modificar o comportamento de seus clientes. “Isso, muito provavelmente, os destacará no mercado de trabalho”, afirmam.

Já os profissionais de RH que entendem a base da tecnologia comportamental envolvida no estudo e modificação do comportamento humano, conforme André Luiz e Guilherme Ramos, estão em melhores posições para propor intervenções mais eficientes e eficazes para resolver problemas de comportamento organizacional. “Esse entendimento possibilitará que os profissionais de RH consigam avaliar com maior precisão quais as necessidades organizacionais para desenvolver comportamentos produtivos, motivados e alinhados com a missão da empresa”, dizem.

 

Serviço:

Desbravando o Comportamento Humano – A Base da Tecnologia Comportamental”

Data:  12 e 28 de abril

Local: Núcleo Evoluir (Av. Ayrton Senna, 500)

Informações e inscrições: (43) 3324-4741 ou (43) 99813-2629.