Notícia RELEASE


Curso aborda influência do machismo no adoecimento de mulheres

Arte: Núcleo Evoluir

Como o machismo provoca problemas emocionais, cognitivos e comportamentais e como profissionais da área de psicologia podem identificar e ajudar pessoas em sofrimento? O curso “Introdução à Análise do Comportamento e Feminismo: Implicações na Prática Clínica”, promovido pelo Núcleo Evoluir, vai abordar essa temática. O evento será no dia 2 de dezembro, a partir das 9 horas, no auditório principal do Edifício Torre di Pietra ( Av. Ayrton Senna da Silva, 500, Gleba Palhano).

As responsáveis pelas aulas serão as psicólogas Amanda Oliveira de Morais (UEM/IMPAC) e Marcela de Oliveira Ortolan (UEL), ambas do coletivo Marias & Amélias de Mulheres Analistas do Comportamento. No período da manhã, o curso vai abordar a o impacto do machismo na vida das mulheres e a compreensão do feminismo por uma perspectiva científica, inclusive como campo teórico e político. À tarde, a partir das 14 horas, haverá sessão do CinEvoluir com exibição e discussão do filme Histórias Cruzadas. Como já é tradicional, o Cine oferece coffee break, pipoca e refrigerante durante o filme e certificado.

No curso, Marcela e Amanda vão apresentar casos clínicos para o treino de identificação de situações machistas e apontar as possibilidades de intervenções coerentes com a Análise do Comportamento e o Feminismo. “Vamos mostrar e discutir variáveis machistas presentes no desenvolvimento humano e, consequentemente, na produção de problemas emocionais, cognitivos e comportamentais”, reforçam.

Para elas, todas as relações sociais das mulheres são afetadas pelo patriarcado, da vida privada (casamento, namoro, família, amigos) à vida pública (trabalho, eventos, participação política). As diferentes formas de violência - física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, entre outras - são produtoras e produto desta cultura. “Os efeitos da violência provocam diminuição da autoestima, isolamento, dificuldades nas interações sociais e aumento da probabilidade do desenvolvimento de depressão, ansiedade e transtorno de stress pós-traumático. Além disso, as lesões físicas, que vão de hematomas ao feminicídio, podem provocar adoecimento e DSTs”, antecipam.

O público alvo do curso são estudantes de psicologia e profissionais. O custo é de R$ 60,00 para profissionais e R$ 40,00 para estudantes. Haverá desconto de 25% para grupos de cinco pessoas.

Serviço:

Introdução a Análise do Comportamento e Feminismo: Implicações na Prática Clínica

Dia 2 de dezembro

Auditório principal do Edifício Torre di Pietra – Av. Ayrton Senna da Silva, 500, Gleba Palhano – Londrina/PR

9h às 12h e das 14h às 17h.

Informações e inscrições: (43) 3324-4741 ou (43) 3037-0470