Notícia RELEASE


CinEvoluir apresenta “A Mentira”

Divulgação/Evoluir

A próxima sessão do CinEvoluir, marcada para o dia 22 de abril, vai exibir o filme “A Mentira”. Dirigido por Will Gluck e estrelado por Emma Stone, a comédia romântica aborda a história de Oliver, uma adolescente certinha e pouco popular, que conta uma “pequena” mentira para a melhor amiga sobre como tinha sido seu final de semana. Ao final da sessão, como nas edições anteriores, acontece um bate papo entre os participantes sobre os principais temas do filme, sob a ótica da Análise do Comportamento, com os psicólogos do Núcleo Evoluir em Londrina. A sessão acontece no auditório do Ed Torre Di Pietra (Av. Ayrton Senna, 500), às 14 horas.

Oliver decide apimentar os detalhes do final de semana com um garoto e mente para a amiga que perdeu a virgindade. A notícia se espalha pela escola e a personagem passa de uma hora para outra a ser popular, mas pelo motivo errado.

O tema central da discussão, nesta edição do CinEvoluir, será a própria mentira: por que mentir para ser legal?  A psicóloga Paula Cordeiro, que vai mediar o bate papo, observa que pesa nas relações essa “necessidade” de ser sempre legal e popular, como no caso do filme. “Mas por que temos que ser sempre legais? E vale a pena inventar algo que não é seu para ser legal?”, ressalta a psicóloga.

Quando se trata do universo dos adolescentes, como no filme, Paula observa que talvez para eles a “realidade” seja mais aversiva do que para os adultos. Mesmo assim, ela observa que mentir não é o melhor caminho para evitar situações conflituosas. Para ela, as "exigências" do mundo dos adolescentes, como ser bonita ou conseguir namorar muitas garotas, talvez dificultem a aceitação do que é real. “Mas a mentira não depende da idade, e sim da forma como o indivíduo lida com situações não ideiais e suas conseqüências”, reforça Paula, pontuando que apesar de não ser o que queremos das pessoas, a mentira existe e por vezes é usada em nossa sociedade.

Serviço:

CinEvoluir de Abril

Filme: A Mentira

Data: 22 de abril

Local: Auditório do Edifício Torre Di Pietra (Ayrton Senna, 500)

Informações e inscrições: (43) 3324-4741 / 3037-0470