Notícia RELEASE


Autocuidado para todas as mulheres

Reprodução

Outubro chegou lembrando a todas as mulheres que é tempo de conhecer o próprio corpo para viver com mais saúde. A campanha Outubro Rosa foi lançada para reforçar a importância de realizar autoexame nas mamas como prática cotidiana para detecção precoce do câncer de mama. A psicóloga Cláudia Cantero, do Núcleo Evoluir, destaca que é este é um ótimo momento para praticar o autocuidado. 
“Muitas mulheres sentem-se distantes da campanha porque não vivenciaram casos de câncer de mama. Por isso, preferem não falar do assunto para evitar o sofrimento que é pensar na possibilidade de receber um diagnóstico. Há uma falsa sensação de que não falar sobre o assunto reduz a probabilidade de entrar em contato com uma situação que causa sofrimento”, pondera.
A realidade, porém, mostra que o movimento deve ser contrário. Realizar o autoexame das mamas e manter em dia os exames preventivos preconizados pelo Ministério da Saúde são ações importantes para a detecção precoce da doença. Isso porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para 85%. “Mesmo que não tenhamos contato com a doença, temos que tornar o autocuidado uma prática cotidiana”, alerta Claudia.
Para saber mais:
http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp