Notícia RELEASE


Amamentar não é responsabilidade apenas da mãe

USP

A Semana Mundial da Amamentação é celebrada anualmente de 1 a 7 de agosto para destacar a importância crucial do aleitamento materno a crianças em todo o mundo. Embora esta seja uma questão de domínio da mãe, não é responsabilidade exclusiva dela. “A amamentação tende a ser mais eficiente com o apoio de parceiros ou parceiras, familiares e colegas de trabalho”, pontua a psicóloga Claudia Cantero, do Núcleo Evoluir. 

A campanha, segundo ela, é direcionada a todos que convivem com a mãe. “É o que chamamos de rede de apoio, formada por pessoas com quem a mulher pode contar, principalmente no início do processo, quando precisa ter muita paciência e tolerância à dor”, destaca. 

No período de adaptação entre mãe e bebê, é fundamental que a rede de apoio garanta que a mulher possa dormir, se alimentar bem ou mesmo tomar um banho demorado. Isto porque as pesquisas mostram que uma mãe descansada e disposta vai produzir um leite de melhor qualidade. “Também colabora para reforçar o vínculo materno”, acrescenta. 

Claudia reforça que valorizar a amamentação depende de todos assumirem que a responsabilidade não é apenas da mãe, mas de quem convive com ela. “As pessoas ao redor também precisam entender a importância do aleitamento materno. Não é só a mãe que precisa se preparar, mas quem está junto.”

Ela avalia que cabe à rede, também, apoiar a mulher em suas decisões, inclusive quando está no limite. “Muitas mães descrevem que não conseguem mais amamentar e acabam ouvindo críticas sem que as pessoas entendam o que ela está vivendo . É preciso acolher sem imposição de regras”, pede a psicóloga.