Notícia RELEASE


 Metas e planejamentos, como viver melhor em 2020?

Pixabay

Chega o final do ano e as pessoas começam a fazer um balanço sobre o ciclo que está se fechando e traçar metas para o próximo período. O que levar em conta nesse balanço e nesse planejamento? A psicóloga Paula Cordeiro, do Núcleo Evoluir em Londrina, lembra que esse movimento de avaliar o que passou e pensar no ano que está chegando é natural, mas tem muita coisa que precisa ser levada em conta, afinal um ano é um ciclo muito longo. “É muito tempo para afirmarmos que foi só bom ou ruim. Provavelmente, se pararmos para refletir vamos encontrar coisas boas, ruins, neutras e extraordinárias”, garante ela.

É importante sim, acrescenta a psicóloga, fazer uma reflexão do ano que passou, mas desde que seja de forma realista e não pegar apenas os fatos que incomodaram ou os que deixaram mais saudade. “Uma pessoa perdeu o emprego, o que mais aconteceu? Alguém teve um filho, qual outra novidade? Casou, perdeu alguém da família, fez uma viagem dos sonhos, terminou o namoro...o que mais aconteceu além disso? Tanto as coisas boas quanto as ruins podem tomar boa parte da nossa reflexão, mas elas não são tudo”, reforça Paula.

No meio disso, infelizmente, muita gente pode focar só no que foi ruim, nas perdas e se sentir frustrada. E como lidar com as frustrações? Para a especialista, é preciso acolher essa frustração e tentar entender que não se pode fazer tudo. Além disso, afirma, é importante avaliar o que pode ser mudado, entender realmente por que queríamos fazer aquilo que não aconteceu – uma pós, uma viagem, o casamento, a compra de um apartamento, entre tantas outras coisas. “O que é esse planejamento e por que estamos querendo fazer isso? É importante avaliar bem para que em 2020 seja possível fazer um planejamento melhor”, observa.

Falando em 2020, Paula lembra que é muito importante sim fazer um planejamento, mas sempre lembrando que um ano é muito longo e que pode ser muito difícil “organizar” todo o período. “Para isso, autoconhecimento torna-se fundamental. Em primeiro lugar, avalie por que está se propondo a fazer o que planejou”, afirma. Não significa que não se possa planejar nada, mas sim que é fundamental lembrar que no ano, na vida no geral, podem acontecer imprevistos e isso precisa ser levado em conta.

“Nem tudo vai acontecer exatamente da forma que planejamos. É importante saber disso para não termos uma frustração tão grande”. Na hora de planejar, seja gentil com você mesmo, sugere a psicóloga: ao invés de “em 2020 vou todos os dias na academia às 5h30 da manhã” troque por “vou tentar aumentar minha frequência na academia”. “Alguém que deseja cuidar mais da saúde, como fazer? Mudar alimentação, fazer uma caminhada, fazer terapia? É importante determinar alternativas para a nossa meta, descrevê-la melhor”, orienta Paula, reforçando que é fundamental traçar metas de forma mais ampla e que gerem mais possibilidades de sucesso.

Para 2020, a psicóloga recomenda a todos que “procurem viver mais de acordo com seus valores, prestando atenção nas coisas que faz e no por que faz essas coisas”. “Tem gente que quer comprar uma casa, emagrecer, ter filhos, arrumar um namorado, entre tantos outros desejos. Olhe para dentro e analise se realmente quer aquilo, avalie quais são os motivos que te movem”, pontua ela. Viver de acordo com os próprios valores, acrescenta Paula, nos aproxima mais da pessoa que queremos ser. “Então é importante pensar nossas ações de forma que elas caminhem e nos levem para mais perto da pessoa que a gente quer ser”. Feliz 2020!